segunda-feira, 14 de maio de 2012

Regra geral meto uns certos tipos de livros todos no mesmo saco: "como ser mais sexy e confiante em 10 lições", "como poupar dinheiro", "como ser como aquelas cabras magras da tv que só comem um espinafre por dia" .. enfim! Livros de auto-ajuda e que nos tentem ensinar a viver não são comigo e continuo sem perceber como estão na lista do "must-do" de qualquer personalidade ou pseudo-celebridade e mais intrigante ainda é o facto de eles chegarem a ganhar paletes de dinheiro com isso. Anyway ..
Uma miguxa falou-me de um livro "Porque é que os homens nunca ouvem nada e as mulheres não sabem ler mapas de estradas". Fiquei céptica. Ela leu-me um bocado e explicou-me a essência do livro. Gostei. Comecei a ler.
Basicamente eles tentam demonstrar que aquelas diferenças entre homens e mulheres que deixam a cabeça dos dois em água podem ser explicadas biologicamente. Desmistificam todas as queixas cliché desde "eles não conseguem fazer tudo ao mesmo tempo" até "elas não conseguem estacionar de marcha atrás". Gostei especialmente do início do livro em que os autores salvaguardam qualquer tentativa de acusação de machismo ou sexismo em geral afirmando que os homens e as mulheres são EFECTIVAMENTE DIFERENTES e o que não deve ser desigual são as oportunidades de ambos os sexos demonstrarem o seu potencial. CONCORDO A 100 %. Eu já não concordava muito com os movimentos feministas porque elas insistem naquilo que eu considero ser uma mentira: a igualdade dos sexos. Mas depois de ler este livro gosto ainda menos. Ninguém pode alegar que o Homem e a Mulher são iguais porque vejamos lá amigos, as diferenças estão à vista e se somos assim diferentes é porque algo deve ser diferente a nível neurológico. Não pretendo então dizer que, como existem mais engenheiros e eles aparentam mais facilidades nesta área, a entrada neste curso deva ser interdita às mulheres. NÃO! Quem estender o raciocínio anterior até esta conclusão é tão ou mais extremista que os ditos machistas. Bem, e também é estúpido mas isso são outras águas.
As mulheres têm mais corpo caloso do que os homens. Ou seja, a estrutura responsável pela ligação dos dois hemisférios cerebrais é maior nas mulheres do que nos homens. Sabendo que o hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo e vice-versa a ligação entre os dois hemisférios é maior o que pode explicar o dom das mulheres em conseguir executar diversas tarefas ao mesmo tempo ee .... dizerem esquerda quando querem dizer direita. Mais ainda, fiquei a saber que existem mais do que um centro responsável pela linguagem na mulher e apenas 1 nos homens. Está explicado a tagarelice feminina e o silêncio masculino. E ainda se me permitem, fica explicado porque é que nós conseguimos recuperar a fala após um enfarte ou uma lesão num dos centros da fala. Porque sendo um afectado ainda existem mais 2 ,salvo erro, que nos permitem a recuperação. Não quero com isto dizer que nos devemos reduzir às áreas em que somos melhores do que eles e deixar o resto para os homens. NÃO! Nada disso. Se gostamos de uma área que socialmente é vista como sendo do domínio masculino devemos ir em frente mas devemos sempre ter presente que o facto e existirem mais homens a executar uma determinada profissão não se deve ao machismo mas sim ao facto de eles efectivamente serem melhores do que nós. O mesmo se aplica ao ensino. Já repararam que a maioria do corpo docente é feminino? E porquê? Porque desde sempre que as mulheres se ocupam das relações interpressoais, dos cuidados e da transferência de ensinamentos. 
Resumido resumidinho, numa era em que a tecnologia é a Kate Middleton não nos devemos esquecer que a natureza e a evolução são a Grace Kelly e a Princesa Diana e tudo o que veio depois disso inspiram-se e dependem delas!
Somos o resultado de milhões de anos de evolução e não caímos neste mundo tal como somos porque alguém se lembrou. Os nossos cérebros evoluíram para os tornar melhores naquilo que as mulheres e os homens faziam na idade da pedra mas tal como a tecnologia não deve ditar a vida, também não devemos ser escravos da natureza!






1 comentário:

  1. Gostei do livro. Também não sou pessoa de ler aqueles montes de folhas (para mim não são livros) com dicas e mais não sei o quê de como viver a vida do modo que os outros acham melhor. Dicas só de maquilhagem e cuidados do corpo eeeee!! Mas acho que vou pesquisar mais sobre este de que falaste. Parece mesmo interessante =)
    Bjs*

    ResponderEliminar